segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A cabanagem no Amapá



Macapá e Mazagão (rebaixado a povoado em 1833 e nomeado de Regeneração) manteram-se fiéis a “legalidade” e não apoiaram o governo cabano. Ao assumir o poder os cabanos assassinaram o Presidente da província, Lobo de Sousa, em Belém. Os macapaenses souberam dos fatos através do ajudante (co-comandante) da Fortaleza de São José, Francisco Pereira de Brito, que fora em busca de recursos para o pagamento dos militares, pois estavam sem receber a cerca de 7 meses. Trouxe consigo uma nova moeda produzida pelo governo cabano para pagar os soldados. Em abril de 1835 a câmara de Macapá reuniu-se e decidiu por não aceitar a nova moeda e, portanto, a autoridade do governo. Para atualizar os pagamentos houve a colaboração dos moradores. Os administradores da vila elaboraram um plano para proteger Macapá que ficou sob a responsabilidade do capitão José Joaquim Romão, do juiz municipal Manuel Gonçalves de Azevedo, o capitão da guarda nacional Francisco Barreto e o promotor Estácio José Picanço. Ainda em abril a câmara aprovou o plano que entre outras medidas propunha: organização de uma cavalaria com 20 homens para proteger a vila, reparo no armamento da fortaleza e a utilização de uma embarcação para proteger pelo Amazonas.
Mas, a situação da Fortaleza era angustiante, pois havia poucos militares e por isso foram destacados guardas-nacionais para vigiar Macapá. Mazagão adotou posicionamento semelhante ao de Macapá e ficou contrário aos cabanos. A elite mazaganista resolveu destacar uma embarcação que patrulhava o rio Mutuacá. Este barco foi de grande valia quando os cabanos tentaram entrar em Mazagão, mas foram rechaçados.
Com o avanço dos cabanos na província a câmara de Macapá resolveu se preparar novamente e em setembro de 1835 reuniu-se e delegou ao comandante da fortaleza o major Francisco de Siqueira Monterroso e Melo da Silveira Vasconcelos a responsabilidade da defesa. Com a ajuda dos macapaenses de posses ele colocou para patrulhar a região vários barcos. A proteção estava por terra e pelo mar.
No mês de novembro houve embate com os cabanos que tiveram que se refugiar pelo interior de Macapá. Uma parte alojou-se na ilha de Santana (próximo de Mazagão), no furo beija-flor e na ilha Vieirinha. Reiniciado os combates as forças macapaense e mazaganista conseguiram “vencê-los”. Contudo, os cabanos apareciam constantemente por meio de bandos. Segundo Arthur Cezar Ferreira Reis Macapá era um “baluarte da legalidade”, pois oferecia homens e materiais para Cametá, Portel, Afuá, Curuçá na luta contra os cabanos.
Segundo Estácio Vidal Picanço os franceses vindos de Caiena realizavam comércio com os índios desde o século XVII na região. Eles também auxiliaram alguns grupos de cabanos com armas, mas essa ajuda foi limitada.

Referências

PICANÇO, Estácio Vidal. Informações sobre a história do Amapá (1500-1900). Macapá: Imprensa oficial, 1981.
REIS, Arthur Cezar Ferreira. Território do Amapá: perfil histórico. Rio de Janeiro: Imprensa nacional, 1949.

3 comentários:

  1. Tens mais alguma informação sobre a Cabanagem no Amapá? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Você tem esse livro do Estácio Vidal Picanço? Como eu faço pra conseguir uma versão em pdf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que ainda tenho no HD, pois deu um bug no notebook e perdi tudo.
      Mande-me e-mail: professorbrunohistoria8@gmail.com, pois se tiver envio a você.

      Excluir